Dona Bilica e o Folclore da Ilha de Santa Catarina

Quando eu falo com alguém de fora de Santa Catarina, seja gaúcho, paulista, carioca ou mineiro, seja no trabalho ou pelas ruas, não há quem não ache peculiar meu sotaque ou linguajar. Também pudera, nasci inserido em uma cultura de forte raiz, numa população com imensas riquezas folclóricas, a saber luso-açorianas, africanas e indígenas!

É admirável (e raro), passadas tantas transformações sociais através dos séculos, num tempo em que a globalização e a virtualização das relações humanas nos tornam quase indistintos de certa forma, que uma população nativa ainda mantenha suas raízes e tradições de forma orgulhosa e quase constante.

Não vou me preocupar em descrever aqui cada um dos elementos de nosso folclore, tais como boi-de-mamão, bernúncia, maricota, pão-por-deus, etc. Basta clicar nos termos acima para ter uma breve descrição dos mesmos. Mas não poderia deixar de explicitar meu orgulho de manézinho através destes dois vídeos, onde é mostrada parte do trabalho da atriz que encarna a Dona Bilica, personagem que já é símbolo do povo da Ilha de Santa Catarina, e que faz parte do Companhia Pé-de-Vento. Assistam:

 

 

 

 

40 Rua Tenente Silveira, Centro - SC, 88010, Brazil

Deixe uma resposta: